A integrante do Núcleo Feminino do Agronegócio, Antonieta Guazzelli, compartilha experiências de sua gestão falando sobre biodigestores, fértil irrigação e aumento de produção entre outros assuntos de grande relevância
Palestra oferecida por Antonieta Guazzelli, no dia 25 de maio, ao grupo do NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio) tocou em importantes pontos na gestão de fazendas, como aumento de produção, gestão de pessoas, tecnologia e sustentabilidade.
Tanto explicativo quanto inspirador, o roteiro seguido por Antonieta, responsável pela Agropecuária Rex, com suas atividades de pecuária de leite e cultivos da Fazenda Palmito, explanou de forma clara assuntos de extremo interesse.
Ao compartilhar sua experiência como gestora, Antonieta, que traz a bagagem estratégica profissional em TI e do mundo financeiro, apresentou uma visão geral sobre a fazenda, apontando cronologicamente as tecnologias empregadas, falando sobre produtos e processos, aprendizados também inseridos na gestão de pessoas, passando para o projeto Biogás, investimentos, produção, e ressaltando a importante integração pecuária/agricultura que visa preservar de forma total a questão da sustentabilidade.
“A gente investe muito em tecnologia e coloquei alguns processos que utilizamos na propriedade para que todas pudessem visualizar melhor”, comentou Antonieta. Ali estavam empregos de tecnologia como Teste de Antibiótico (2015), Agricultura de Precisão (Delpro e Monitoramento Delaval) em 2017, Cultura Leite (Balança Digistar Dieta) em 2018 e Ensiladeira Krone (Monitoramento SCR) em 2020.
A palestra abordou, logo de início, a gestão de pessoas, quando Maria Antonieta citou: “Talvez o nosso time seja a coisa mais importante que temos. Hoje, os nossos funcionários, independentemente dos uniformes, se motivaram a fazer as camisetas com o logo da fazenda e as usam para mostrar que acreditam naquele trabalho desenvolvido ali. Isto para mim tem muito significado, é muito relevante”. Ela acredita que dentro de uma gestão é fundamental pensar no gerenciamento de sua equipe, de forma participativa e colocar em prática esse aspecto dos relacionamentos, seja com trabalhadores, fornecedores, colegas, clientes. Destaca também o constante planejamento e a sempre necessária elaboração dos projetos com vistas aos resultados.
Projeto Biogás como implementação de sucesso
Neste tópico, o mais importante foi ressaltar a integração do processo lavoura- pecuária ligado à questão da sustentabilidade, do reuso da água, onde todos os dejetos são usados para fértil irrigar nas lavouras.
Dentre os principais objetivos estão: a geração de energia, a fertilização do solo, a integração dos processos produtivos e a sustentabilidade. Foram apontados nos levantamentos iniciais de consumo atual e as projeções de geração de energia.
As fotos com animações na palestra mostraram o fluxo dos dejetos, captados e conduzidos para os tanques até os Biodigestores. Em seguida a fértil irrigação com os dejetos após a decantação, separação de sólidos e a retirada do gás. Foi explicada a necessidade de todos os tanques e também da caixa de decantação na entrada para o Biodigestor.
A água reciclada possibilita uma grande economia. E Antonieta esclarece: “Toda água limpa que entra no sistema de dejetos provém do armazenamento da água das chuvas captadas nos telhados; e através da aspersão e flushing da ordenha. “Hoje, para produzir leite nós usamos 900 mil litros de água por dia. Destes 900 mil, 300 mil são águas de reuso. Então, isto é uma grande e significativa economia de água”.
Gestão da Propriedade e a Produção
A área total da Agropecuária Rex, em Boa Esperança (MG), é de 1.035 hectares. A Fazenda Palmito é dedicada a atividades econômicas como pecuária de leite, café e soja, ao plantio de sorgo, milho e aveia para dieta do rebanho. Nas Fazendas da Barra e Rex dedicam-se ao reflorestamento de eucalipto.
O que a apresentação procurou destacar, de acordo com a visão da gestora, é que o aumento da produção exige um investimento em conforto animal – como na foto da ordenha rotatória mostrada para auxiliar a visualização -, além do investimento no bem-estar animal, ambiência e um acompanhamento constante do crescimento do rebanho.
No mesmo dia, após a realização da palestra, o NFA, em reunião aberta, discutiu sobre as técnicas de energias renováveis, contando com o Case da AgroRex, André Alves, consultor da Auma Energia, e a participação de José Luis Tejon como convidado especial.
Como sempre, as reuniões e palestras do NFA promovem trocas de informações que ajudam a fortalecer os processos produtivos dentro das propriedades. Isso porque um dos preceitos do grupo é incentivar a busca por soluções para os constantes desafios junto ao crescimento do agronegócio mantendo o foco e a meta na sustentabilidade ambiental, social e econômica.