No encontro de abril do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), deu-se início aos eventos dos grupos de trabalho das associadas, marcando o início de uma jornada de aprendizado e colaboração. A reunião foi aberta pela presidente Eliane Massari, que saudou calorosamente todos os participantes, incluindo associadas e convidados, além de expressar um especial agradecimento aos palestrantes e ao mediador.
Ana Silvia M. Blanco Araújo, responsável pela coordenação do evento, apresentou os palestrantes e o mediador, e explicou brevemente a dinâmica de trabalho que será desenvolvida ao longo deste ano no NFA. Uma das principais novidades deste ano é a formação de grupos de trabalho, que têm a missão de organizar reuniões específicas, visando um compartilhamento ainda mais efetivo de conhecimento e experiências.
O mediador João Francisco Adrien, Head de ESG Agro no Itaú, iniciou as ponderações iniciais, destacando o papel do Brasil como protagonista na oferta de produtos e soluções para o momento atual, sendo um provedor de matérias-primas essenciais. Ele ressaltou a necessidade urgente de intensificação do uso da tecnologia na agropecuária, que enfrenta diversos desafios como a transição climática, entre outros.
Em seguida, Marcos Fantinatti, da Verde Asset, falou referente ao panorama financeiro atual, abordando diversos assuntos, finalizando sobre as questões fiscais como um problema brasileiro, porém sem impedir uma visão otimista para o próximo ano.
Em seguida, Franciele Salvador e Luiz Cândido, da Carbonext, apresentaram os pontos sobre a preservação ambiental, crédito de carbono e perspectivas futuras.
Finalizando as apresentações, o escritor e historiador Jorge Caldeira fez considerações importantes sobre o mercado de carbono no Brasil e a A importância estratégica de investir onde está a natureza.
Após as palestras, foi aberto espaço para perguntas e debates, encerrando a reunião com agradecimentos aos presentes e aos palestrantes por compartilharem ideias e conhecimento. O encontro foi marcado por informações e pela troca de experiências entre os participantes, reforçando o compromisso do Núcleo Feminino do Agronegócio com o desenvolvimento sustentável e inovador do setor.
Por: Agência Agrovenki