Pular para o conteúdo

MIX de Plantas

  • por

Diante de uma agricultura cada vez mais tecnificada, e de um cenário climático mais desafiador, é essencial mitigar os riscos e buscar ferramentas que tornem os sistemas produtivos mais sustentáveis e resilientes. Essa busca se iniciou ainda na década de 80, com a implantação do sistema de plantio direto na palha, prática conservacionista que foi o pilar da nossa agricultura e transformou o Brasil em um dos maiores produtores de grãos do mundo. Atualmente, com mais conhecimento e ferramentas inovadoras, o plantio direto vem evoluindo, através da adoção de novas práticas visando a implementação da chamada agricultura regenerativa, com uma visão sistêmica da atividade agrícola, buscando a melhoria contínua dos nossos solos, cuidando dos atributos físicos, químicos e biológicos.

Uma dessas práticas é a implantação, na entressafra, dos mix de plantas de cobertura. O mixconsiste em mistura de plantas de diferentes famílias, como gramíneas, leguminosas e crucíferas, cada uma com funções específicas que, em conjunto, contribuem para a conservação e melhoria do solo. Cada espécie de planta libera, pelas raízes, exsudatos com uma composição específica, fazendo com que ocorra a ativação de diferentes grupos de micro-organismos do solo, muitos dos quais desempenham funções benéficas para as culturas que serão implantadas na sequência, como os fixadores de nitrogênio, solubilizadores de fósforo, antagonistas de patógenos e nematóides, entre outros.

Além disso, o mix de plantas contribui para a descompactação solo, protege o solo contra a erosão e auxilia no aumento dos teores de matéria orgânica, uma vez que a quantidade de biomassa produzida tende a ser maior do que uma espécie de planta de cobertura cultivada isoladamente.

Porém, o mix de plantas não pode ser uma prática isolada, e sim uma ferramenta a mais para implementar um sistema de plantio direto consolidado, com cobertura permanente do solo, mínimo revolvimento e rotação de culturas. O uso de estratégias como a aplicação de produtos biológicos e adoção de ferramentas de agricultura de precisão também contribuem de forma efetiva para otimizar os recursos e elevar a sustentabilidade do sistema agrícola como um todo.

Por NFA

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *