Pular para o conteúdo

NFA visita Fazenda Mantiqueira do Grupo Roncador

  • por
NFA visita Fazenda Matiqueira do Grupo Roncador

Na última sexta-feira, 20 de outubro, as associadas do NFA tiveram a oportunidade de visitar a Fazenda Mantiqueira, localizada em Pindamonhangaba, SP, a convite do Grupo Roncador.
O anfitrião, Peleco, contou sua história de liderança, que continua um legado iniciado por seu avô.


A Fazenda Mantiqueira, que em 1992 estava degradada, hoje é um modelo de recuperação devido a um novo estilo de gestão. Enfrentaram diversos obstáculos como a reformulação do sistema de recria e estabelecer um ajuste entre lotação e caixa de acúmulo, entre outros fatores. A fazenda abraçou uma nova abordagem de administração, priorizando a integração de sistemas, criando um ciclo virtuoso que abrange planeta, pessoas, pecuária e plantação.
O resultado foi notável: aumento da produtividade, resultados econômicos positivos, maior liquidez financeira e acesso a crédito e parcerias valiosas. Atualmente, a Fazenda investe fortemente em sustentabilidade e preservação, abraçando o conceito de Fazenda Regenerativa e estabelecendo novos indicadores e protocolos. Eles acreditam que uma fazenda é um organismo vivo que requer aprimoramento constante em prol do ecossistema. Peleco destacou a importância de treinamento e desenvolvimento de pessoal, aprendizado e relacionamento, valorização dos colaboradores, bem como o compromisso com o bem-estar dos animais e a revitalização do solo.


Eles adotam o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) com sistemas integrados, abatendo os animais entre 15 e 18 meses com um peso de 20@.
O Lema do Grupo Roncador é: Produzir os alimentos que queremos consumir; Agir como gostaríamos que agissem conosco e; Deixar a terra melhor do que recebemos.

Por Agência Agrovenki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *